Curso Intensivo

Herbivoria exercida pelo microzooplâncton: como avaliar a principal fonte de mortalidade do fitoplâncton?

Objetivos e competências

Após a conclusão deste curso, os participantes deverão ter desenvolvido conhecimento e competências que permitam: (a) reconhecer a diversidade funcional e relevância do microzooplâncton como fonte de mortalidade do fitoplâncton; (b) identificar as metodologias disponíveis para quantificar a herbivoria exercida pelo microzooplâncton, com ênfase na técnica de diluição; (c) compreender os princípios, pressupostos, problemas e aplicações associados à técnica da diluição de forma a desenvolver aptidões que permitam aplicar futuramente esta técnica; e (d) analisar matematica e estatisticamente dados previamente obtidos em diferentes experiências de diluição e apresentar e discutir oralmente os resultados e suas implicações.

Estrutura geral do curso

Fontes de mortalidade do fitoplâncton e relevância da predação exercida pelo microzooplâncton Microzooplâncton: grupos funcionais, dieta alimentar e estratégias de alimentação Metodologias para avaliar a herbivoria exercida pelo microzooplâncton
Técnica da diluição: pressupostos, estratégia geral, vantagens, problemas e oportunidades Análise de estudos de caso: (i) cálculo das taxas de crescimento e mortalidade do fitoplâncton e análise estatística dos resultados; (ii) apresentação oral e discussão dos estudos de caso. Este componente prático será desenvolvido em grupo, com base na utilização de salas simultâneas (breakout rooms) na plataforma zoom.
Relevância da informação obtida para compreensão e previsão da dinâmica do fitoplâncton.

Público-alvo e requisitos

Estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos, investigadores e professores nas áreas de Ciências do Mar e Biologia Marinha. Computador com excel, software Zoom, som, imagem vídeo e acesso à internet. O curso exige alguma formação prévia em ecologia de fitoplâncton e técnicas laboratoriais, assim como conhecimento de Excel para análise dos dados.

Vagas disponíveis: 20 (máximo).
Período: 25-27 Janeiro 2021
Estratégia de lecionação: videoconferência, modo síncrono, com recurso a plataforma Zoom
Horário: 09:00-13030-14:30-15:30
Formadores: Professora Doutora Ana Barbosa e Mestre Patrícia Nogueira (Centro de Investigação Marinha e Ambiental, Universidade do Algarve)