Curso intensivo

Oceanografia Observacional e recursos online para análise de ecossistemas marinhos

Objetivos

O curso visa introduzir a oceanografia observacional e sua importância para a monitorização do oceano e clima e explorar diversas ferramentas e fontes de dados oceanográficos, de acesso livre. É esperado que os participantes adquiram conhecimento básico nos domínios da obtenção, processamento e visualização de variáveis oceanográficas relevantes, incluindo a temperatura da superfície do oceano, concentração de clorofila-a, intensidade e direção de correntes de superfície, entre outras.

Estrutura geral do curso

O curso inclui uma apresentação teórica introdutória e sessões práticas utilizadas para explorar ferramentas relevantes na oceanografia observacional, considerando um domínio espacial de interesse para os estudantes.

Público-alvo e requisitos

Estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos, investigadores e professores nas áreas de Ciências do Mar e Biologia Marinha, com conhecimento básico de inglês e informática (ambiente Windows).

Vagas disponíveis: 20 (máximo).
Período: 4 – 9 Setembro 2019 (5 dias úteis)
Local: Universidade Agostinho Neto, Faculdade de Ciências LUANDA
Horário: 8:00-10:00;10:15-12:00;13:30-14:30;14:45-15:45
Email: maillwf@ccemarluandawaterfront.com

Introdução teórica: Oceanografia Observacional (OO)

OO e a monitorização da variabilidade do clima e oceano. Plataformas de aquisição de informação in situ e remotas. Bases de dados oceanográficos: caso específico de World Ocean Database (WOD).

Sessão Prática I: Deteção remota por satélite de variáveis oceanográficas (visualização online)
Produção de mapas da distribuição média sazonal de Temperatura da Superfície do Mar e concentração de Clorofila-a no oceano Atlântico. Discussão dos padrões de variabilidade espacial e intra-anual.

Sessão Prática II: Flutuadores ARGO para obtenção de variáveis oceanográficas (visualização online)
Produção de perfis verticais da distribuição de Temperatura e Salinidade no oceano Atlântico. Discussão dos padrões de variabilidade espacial e intra-anual.

Sessão Prática III: Exploração de dados do WOD com o software Ocean Data View (ODV)

Explorar as funcionalidades do portal WOD. Selecionar e descarregar dados para a área de estudo. Instalar o software ODV e explorar as suas funcionalidades. Gerar gráficos e mapas.

Sessão Prática IV: Exploração do Sistema de Informação Geográfica System for Automated Geoscientific Analyses (SAGA)

Breve introdução aos formatos de geoprocessamento (shapes/raster). Descarregar e instalar o software SAGA. Explorar as suas funcionalidades: Importação e processamento de dados auxiliares e oceanográficos nos diferentes formatos de shapefile e raster (por exemplo, fronteiras administrativas, Zona Económica Exclusiva, dados de satélite e de bóias derivantes).

Sessão Prática V: Análise exploratória de bases de dados biológicos

Explorar as funcionalidades dos portais Ocean Biogeographic Information System (OBIS), bases de dados AquaMaps, bases de dados COPEPOD, entre outras.